PORTIFÓLIO DO DIEGO

NESTE BLOG, VOCÊ ENCONTRARÁ UM CONTEÚDO ACADÊMICO, INFORMATIVO E REFLEXIVO.NÃO SE ESQUEÇA DE COMENTAR.

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Cultura Material e Imaterial da Cidade de Uberaba e a importância na Educação



A cultura é o que traz a identidade de um povo, é o que singulariza indivíduos de um determinado local, é o que os define , é o que constrói uma história única e de referencia.
Uberaba é uma cidade do interior de Minas Gerais que tem muito a oferecer de cultura para o mundo, seja ela imaterial e material.
Numa definição mais clássica, a cultura material pode assim ser entendida como o conjunto de artefatos criados pelo homem, combinando matérias-primas e tecnologia, o qual se distingue das estruturas fixas pelo seu caráter móvel. A noção de cultura material, que, em princípio, se aplicaria apenas a objetos isolados, poderá ser estendida de forma a abranger quase todas as produções humanas, levando a que alguns estudiosos considerem a história da tecnologia, os estudos de folclore, a antropologia cultural, a arqueologia histórica, a geografia cultural e mesmo a história da arte como sub-campos de estudos de cultura material.
Imagem relacionada

Na cidade de Uberaba no estado de Minas Gerais, temos como parte da cultura material algumas igrejas que compõe a arte sacra da cidade, entre elas é possível citar: Igreja Santa Terezinha, Igreja Medalha Milagrosa, Igreja Catedral Metropolitana do Sagrado Coração de Jesus, Igreja Nossa Senhora Aparecida, Igreja São Domingos, Igreja Santa Terezinha e Igreja Nossa Senhora da Abadia.

Se tratando de prédios, Uberaba tem o Prédio do Paço Municipal Major Eustáquio que foi construído em 1836.

Uberaba  é uma cidade com muitos requintes históricos e é uma grande referência mundial na área de paleontologia,  na cidade existe o museu de Peirópolis onde existe  um grande  é o rico acervo de fósseis de dinossauros e outros vertebrados. Conta ainda com painéis explicativos sobre a evolução da vida e dioramas que reconstituem os cenários da vida e dos animais e vegetais que habitaram a região de Uberaba há milhões de anos. Está instalado no prédio da antiga estação ferroviária de Peirópolis, construída em 1889, em estilo inglês.

No quesito museu Uberaba possuí alguns museus que contam muita da história da cidade, como museu de arte decorativa  (M.A.D.A) criando em uma fazenda do ano de 1916, hoje seu acervo conta com uma biblioteca, móveis e porcelana inglesa da década de 20, além de expor obras de Reis Júnior, pinturas em tela (retratos da família). O museu também promove exposições temporárias de arte e de música mostrando diversos aspectos da cultura brasileira e regional.

Uberaba é referencia na criação de bovinos da raça zebu, e conta com o museu do Zebu que é o símbolo de sucesso de uma equação pioneira, formada por interesses comuns das Secretarias de Estado da Cultura e de Agricultura, da Associação Brasileira dos Criadores de Gado Zebu – ABCZ.
Localizado no Parque Fernando Costa, seu acervo conta a saga do gado Zebu no Brasil e no mundo a partir do fim do séc. XIX e seus aspectos culturais. Única do gênero no mundo, seu acervo é constituído por peças, fotos, livros e documentos. Exposição permanente e mostras anuais temporárias.
Se tratando de religião e arte, falar de museu e de Uberaba não se pode esquecer do museu de Arte Sacra, que está instalado na Igreja Santa Rita. Esta igreja foi construída no ano de 1854 e foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1939. O acervo é rico em peças barrocas dos dois últimos séculos e possui diversificado número de peças doadas pela Cúria Metropolitana, sobressaindo as seções de vestes sacras, estandartes de procissões, tais como paramentos, alfaias, imagens e mobiliário.
Grande parte do mundo conheceu um homem chamado Francisco Cândido Xavier, o famoso Chico Xavier, um grande líder Espirita que residiu grande parte de sua vida em Uberaba, propagador da doutrina espírita, hoje a cidade conta com a Casa de Memórias e Lembranças Chico Xavier
A residência de Chico Xavier foi transformada em Museu, com todos os seus pertences pessoais.
Uberaba possuí uma cidade pluricultural, onde sua história é feita com base religiosa e de religiosidade, referencia do desenvolvimento genético de bovinos, prédios de grande antiguidade e etc.
A cultura imaterial é o conhecimento que não foi ensinado por meio de livros, registros formais ou ensinamentos sistemáticos, mas sim, o conhecimento transmitido na prática, na forma oral ou por meio de gestos, de geração para geração. Tradição e transmissão de conhecimento são fatores essenciais para a continuidade da cultura intangível, também chamada de cultura imaterial, e para a construção da identidade um grupo, povo ou nação. O patrimônio cultural de um povo não é composto apenas por elementos materiais, mas também através de manifestações da cultura imaterial, ele é constituído de práticas, representações, técnicas, objetos e lugares do mesmo.
Uberaba possuí  uma grande vastidão da cultura imaterial que vão desde a religião até a música.
A cidade conta com a banda de Música do 4º Batalhão da Polícia Militar que atualmente é um patrimônio Histórico-Cultural Imaterial da cidade de Uberaba. A banda é feita de policiais militares que levam as mais requintadas músicas que vão desde o estilo clássico até o popular brasileiro.
Uberaba conta ainda com a a tradição das Folias de Reis, que remonta ao nascimento de Cristo, quando Baltazar, Gaspar e Melchior, conhecidos como os Três Reis Magos, ofereceram a Jesus: extrato de mirra, uma planta usada como remédio e muito perfumada; ouro, símbolo da riqueza, e insenso, que expressa o desapego, a humildade e a esperança.
      O objetivo do cortejo é reproduzir a viagem dos Magos a Belém, ao encontro do Filho de Deus. Geralmente, ele é o resultado de uma promessa, na qual o folião, para obter a graça, se compromete a organizá-lo.
      Os foliões reunem-se nas vésperas de Natal, rezam, cantam ladainhas e oram diante do presépio. Depois de abençoada a bandeira, iniciam a peregrinação que dura até o dia 06 de janeiro, dia de Reis.
Os tambores do treze de maio, festa dos Congadeiros que é realizado no dia 13 de maio, que  marca o aniversário da Abolição da Escravatura, quando em 1888 foi sancionada a Lei Áurea, que extinguia a prática da escravidão no país. A data representa a identidade de um povo e a universalização dos seus saberes e herança. Nesse dia, é realizado a festa de congos e moçambique, fitão e baile em Uberaba. As atividades sempre começam às 10h, com saída do fitão em caminhada até a praça Santa Teresinha, onde a programação segue com várias atividades. Uberaba entregou a comunidade negra da cidade o reconhecimento oficial da abolição da escravatura.
Uberaba é rica em acervo imaterial, transformando-a, na cidade rica em história e conhecimento.
Se tratando de cultura material e imaterial para o mundo da educação, é muito importante e até se torna necessário que, esses temas sejam trabalhados nas escolas da cidade.
Os membros que compõe a cidade são os que fazem Uberaba ser o que é, as novas gerações de crianças precisam conhecer a história de sua família e de sua cidade; e também de seus antepassados, que na sua grande parte são os que fazem a cultura imaterial existir e até propiciaram a cultura material existir.
Os avôs e avós, são os que fizeram da cidade o que é atualmente, estes são heranças de seus antepassados que lhes ensinaram o jeito de viver e conviver; e as crianças precisam enxergar que essa cultura e seus antepassados são bases históricas, e vai mais além, precisam compreender que essa história é uma ciência vivida que faz parte de suas origens.
A educação tem como objetivo transformar o individuo em um homem consciente e sabedor de si mesmo, e além de tudo visa formar cidadãos com responsabilidade social, e é muito importante que a educação seja passada de forma integral com intuito informativo, cientifico e humano.
A cultura seja ela material ou imaterial, tem com força maior levar ao individuo a descobrir mais sobre o mundo em sua volta e sua história, todos fazem parte de um acervo vivo ou petrificado, o mais importante é preservar e valorizar, seja dentro ou  fora da escola pois somente assim o homem será identificado como homem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário