PORTIFÓLIO DO DIEGO

NESTE BLOG, VOCÊ ENCONTRARÁ UM CONTEÚDO ACADÊMICO, INFORMATIVO E REFLEXIVO.NÃO SE ESQUEÇA DE COMENTAR.

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

O despertar de um nova era para a educação

Texto Argumentativo
Titulo:O despertar de um nova era para a educação

Resumo:
O Texto a seguir irá socializar temáticas a respeito dos conceitos educacionais vigentes anteriormente e atualmente no contexto escolar. Passando por temas como a participação de educadores e educandos, o ambiente escolar e seus aspectos estruturais e processo educacional.

Palavra chave: Processo educacional, educando e estruturas.

A pedagogia, a didática e o currículo escolar são de extrema importância para o processo educacional e intelectual do educando, sendo assim, o processo educacional tem como objetivo formar cidadãos conscientes e que tenham uma grande produção intelectual na sociedade, e os processos socioculturais e socioeducacionais tem grande influencia no processo.
Geralmente o espaço físico, o aspecto estrutural, a dimensão organizacional e funcional ainda não atendem as necessidades dentro do contexto atual para os sujeitos que estão inseridos no campo educacional .
É necessário que a sociedade entenda que, educação é diferente de escolarização. A educação tende vir de casa, a escolarização se tem na escola, partindo deste principio as atividades que serão desenvolvidas na escola despertaram o interesse do aluno para se tornar um cidadão consciente e ativo, já a educação moral deverá ser trabalhada no âmbito familiar, ou seja, para que as competências educacionais auxiliem no desenvolvimento humano e que se faça necessário que educação e escolarização caminhe juntas. A cultura moderna se faz sobre aquilo que o sujeito é como ser intelectual, portando vivemos em um tempo o e espaço onde a crise intelectual perdura no nosso sistema educacional, a escola busca transformar educando em cidadãos ativos e que possam colaborar com o desenvolvimento cientifico e humano de nossa sociedade.
O tempo histórico-social, influência no modo educacional das instituições de ensino, e os aspectos atemporais e temporais Influenciam nas mudanças devido a necessidade da sociedade, nos anos 60 tivemos grande influencia da pedagogia tecnicista, pois o momento era destinado a modernização tecnologia e social. Se tratando do aspecto atemporal, temos por exemplo o estudo das ciências humanas, por exemplo a filosofia que trabalha com o estudo da ética e moral, visando transformar e conscientizar o homem.
Dentro do contexto estudado fica nítido a necessidade de mudanças no contexto escolar, educadores e educandos devem estar cientes do seu papel em quanto emissores e receptores de conhecimento. Para que isso se de, é preciso que o currículo escolar seja melhor estruturado e trabalhado, a afim de buscar a excelência intelectual e cultural, respeitando a individualidade e o tempo de cada sujeito que esta inserido no contexto educacional, visando alcançar também a inclusão social e intelectual, não podendo desprezar a busca da qualidade pedagógica e didática, pois cada individuo possui uma forma de se relacionar e uma capacidade intelectual e cognitiva diferente.
A educação não deve ser tida como algo imutável, mas sim como um processo que está em constante transformação, e que não basta ter apenas estrutura física, mas também estrutura psicossocial, para que possa formar cidadãos conscientes e ativos dentro da sociedade.



Referências:

QUINO, S. T. de Os pensadores: seleção de textos da Suma Teológica. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1979. 410p.
DURKHEIM, E. Educação e sociologia. São Paulo: Melhoramentos, 1955 apud GADOTTI, M.História das idéias pedagógicas. 5. ed. São Paulo: Ática, 1997. p.115
FEVBRE, L. & MARTIN, H.-J. O aparecimento do livro. São Paulo: Hucitec, 1992. p. 67-115.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GADOTTI, M. História das idéias pedagógicas. 5. ed. São Paulo: Ática, 1997. 319p.

GARDNER, H. A Nova Ciência da Mente: Uma História da Revolução Cognitiva. São Paulo: EDUSP, 1995

ILLICH, I. Sociedade sem escolas. Petrópolis: Vozes, 1973 apud GADOTTI, M. História das idéias pedagógicas. 5. ed. São Paulo: Ática, 1997. p297-299.
KELLER, T. M. R von A essência do Talmude. Rio de Janeiro: Edições Ouro, 1969 apud GADOTTI, M. História das idéias pedagógicas. 5. ed. São Paulo: Ática, 1997. 319p.


Nenhum comentário:

Postar um comentário