Texto Argumentativo
Titulo:O
despertar de um nova era para a educação
Resumo:
O
Texto a seguir irá socializar temáticas a respeito dos conceitos educacionais
vigentes anteriormente e atualmente no contexto escolar. Passando por temas
como a participação de educadores e educandos, o ambiente escolar e seus
aspectos estruturais e processo educacional.
Palavra chave: Processo
educacional, educando e estruturas.
A
pedagogia, a didática e o currículo escolar são de extrema importância para o
processo educacional e intelectual do educando, sendo assim, o processo
educacional tem como objetivo formar cidadãos conscientes e que tenham uma
grande produção intelectual na sociedade, e os processos socioculturais e
socioeducacionais tem grande influencia no processo.
Geralmente o espaço físico, o aspecto
estrutural, a dimensão organizacional e funcional ainda não atendem as
necessidades dentro do contexto atual para os sujeitos que estão inseridos no
campo educacional .
É necessário que a sociedade entenda
que, educação é diferente de escolarização. A educação tende vir de casa, a
escolarização se tem na escola, partindo deste principio as atividades que
serão desenvolvidas na escola despertaram o interesse do aluno para se tornar
um cidadão consciente e ativo, já a educação moral deverá ser trabalhada no
âmbito familiar, ou seja, para que as competências educacionais auxiliem no
desenvolvimento humano e que se faça necessário que educação e escolarização
caminhe juntas. A cultura moderna se faz sobre aquilo que o sujeito é como ser
intelectual, portando vivemos em um tempo o e espaço onde a crise intelectual
perdura no nosso sistema educacional, a escola busca transformar educando em
cidadãos ativos e que possam colaborar com o desenvolvimento cientifico e
humano de nossa sociedade.
O tempo histórico-social, influência no
modo educacional das instituições de ensino, e os aspectos atemporais e
temporais Influenciam nas mudanças devido a necessidade da sociedade, nos anos
60 tivemos grande influencia da pedagogia tecnicista, pois o momento era
destinado a modernização tecnologia e social. Se tratando do aspecto atemporal,
temos por exemplo o estudo das ciências humanas, por exemplo a filosofia que
trabalha com o estudo da ética e moral, visando transformar e conscientizar o
homem.
Dentro
do contexto estudado fica nítido a necessidade de mudanças no contexto escolar,
educadores e educandos devem estar cientes do seu papel em quanto emissores e
receptores de conhecimento. Para que isso se de, é preciso que o currículo
escolar seja melhor estruturado e trabalhado, a afim de buscar a excelência
intelectual e cultural, respeitando a individualidade e o tempo de cada sujeito
que esta inserido no contexto educacional, visando alcançar também a inclusão
social e intelectual, não podendo desprezar a busca da qualidade pedagógica e
didática, pois cada individuo possui uma forma de se relacionar e uma capacidade
intelectual e cognitiva diferente.
A
educação não deve ser tida como algo imutável, mas sim como um processo que
está em constante transformação, e que não basta ter apenas estrutura física,
mas também estrutura psicossocial, para que possa formar cidadãos conscientes e
ativos dentro da sociedade.
Referências:
QUINO, S.
T. de Os pensadores: seleção de textos da Suma Teológica. 2. ed. São Paulo:
Abril Cultural, 1979. 410p.
DURKHEIM, E. Educação e sociologia. São Paulo:
Melhoramentos, 1955 apud GADOTTI, M.História das idéias pedagógicas.
5. ed. São Paulo: Ática, 1997. p.115
FEVBRE, L. & MARTIN, H.-J. O aparecimento do livro. São Paulo: Hucitec, 1992. p.
67-115.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia:
Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GADOTTI, M. História das idéias pedagógicas.
5. ed. São Paulo: Ática, 1997. 319p.
GARDNER, H. A Nova Ciência da Mente:
Uma História da Revolução Cognitiva. São Paulo: EDUSP, 1995
ILLICH, I. Sociedade sem escolas.
Petrópolis: Vozes, 1973 apud GADOTTI, M. História das idéias pedagógicas.
5. ed. São Paulo: Ática, 1997. p297-299.
KELLER, T. M. R von A
essência do Talmude. Rio de Janeiro: Edições Ouro, 1969 apud GADOTTI,
M. História das idéias pedagógicas. 5. ed. São Paulo:
Ática, 1997. 319p.
Nenhum comentário:
Postar um comentário