
Alguns questionamentos foram sanados, outros estão tentando ser e alguns nunca serão resolvidos, alguns questionamentos são: De onde viemos? Como viemos? Para onde vamos? Qual o propósito de tudo isto? Existe um criador para tais criaturas?...
Uma destas perguntas foi: Qual a origem de tudo?
No conhecimento ocidental tudo começa na Grécia por volta do século VI antes da era cristã, a origem desta pergunta começa na Filosofia, tempo dos pré-Socráticos, antes do filosofo Sócrates, não podemos desconsiderar os feitos que estes filósofos fizeram para o conhecimento moderno.
Estes pré-socráticos foram: Tales, Anaximandro e Anaxímenes, todos eram de Mileto cidade da Grécia antiga. Pouco se sabe sobre estes filósofos, seus feitos e suas idéias foram passadas mais tarde por outros filósofos posteriores.

A idéia básica pode ser esclarecida por meio de uma comparação. Suponhamos que só existisse argila no mundo e que, a partir dela, fosse continuamente modelados diferentes tipos de objetos, que depois seriam desmanchados para dar origem a outros objetos. Essa argila seria o arche ou seja o principio e também o fim de tudo. Dois séculos depois essa idéia foi assim descrita por Aristóteles:
"A maioria dos primeiros filósofos pensava que os princípios de todas as coisas eram certos princípios materiais. Eles declararam que o elemento e primeiro princípio das coisas que existem era uma substância que continuava sempre a existir, mas mudava suas qualidades, sendo a fonte original de todas as coisas . que existem, a partir da qual uma coisa surge e na qual ela finalmente se decompõe. Por esta eles consideravam que não existe um surgimento ou desaparecimento absoluto, tomando como base que essa natureza sempre é preservada. Pois deveria existir alguma substância natural - ou uma, ou mais de uma - a partir da qual as outras coisas surgem, mas se conserva"

Mas estas idéias não eram aceitas por todos, na época atual ainda existe isto, ou você acha que a teoria da relatividade de Eisntein foi simplesmente aceita sem questionamentos? Toda idéia só é bem quista após anos de trabalho em cima procurando falhas e meios de ser esquecida, ao menos que você seja um grande gênio e mostre ao contrário, será que Eisntein foi um gênio?
Tales afirmava que a matéria inicial era a água. Mas de onde este maluco tirou esta idéia? Não se sabe. Mas segundo Aristóteles, Tales se baseou em duas coisas: primeiro, que todos os seres vivos precisam de umidade para viver; segundo, que a origem dos seres vivos é a umidade, pois os animais nascem do sêmen, que é um liquido, e as sementes não germinam sem umidade. Assim, a água seria aquilo de onde se origina a vida e que é necessária para manter todos os seres vivos.
Como podemos observar ele não era tão maluco assim, para época idéias como esta eram revolucionarias, esqueça tudo o que você sabe, todos os sites e livros que conhece, e o estudo que teve e tente pensar sobre a origem das coisas, verá que não é algo tão simples assim, e que esses caras não eram simplesmente idiotas. Pelo contrário foram de idéias idiotas como esta que nosso conhecimento científico avançou te tal modo.

O universo, para Empédocles é cíclico: há momentos em que as "raizes", brotam a partir de uma unidade e constituem todas as coisas; há outros momentos em que elas se reúnem e formam uma unidade novamente, desaparecendo todas as coisas. Seria um ciclo infinito para a origem de tudo, claro, através dos quatro elementos. E segundo Empédocles, para cada tipo de animal e ser vivo se reunia uma certa quantidade de cada elemento e dai se criaria cada coisa, era uma espécie de proporção ou mistura para cada coisa virar cada coisa.
O atomismo grego se inicia com Leucipo de Mileto e Democrito de Abdera, ambos século V antes da era cristã. Pouco se sabe sobre eles, mas foram os primeiros a admitir que existiam uma espaço vazio no universo ou seja, o vácuo para nós atualmente, eles propuseram que existiam partículas eternas e imutáveis que viajavam neste espaço vazio, diferente de outros filosofos que admitiam que todas as coisas eram concebidas atráves de outras coisas, com o espaço sempre preenchido, diferente de Leucipo e Democrito.

Mais tarde veio os átomistas mais importântes, Lucrécio e Epicuro que viveram 341 e 80 antes de cristo, eles acreditavam na existência da partícula primordial indivisível da qual tudo se originava, acreditavam em uma esfera maciça da qual não se dividia e se unia formando tudo o que se existia, e quando isto morreria estas partículas maciças voltavam a ser o que eram antes.
Devemos pensar que estas idéias foram revolucionarias para a época, não era qualquer pessoa que conseguiria pensar isto, propor tais afirmações, antes destes filosofos ninguém havia imaginado tais concepções sobre a origem das coisas, eles inclusive já imaginavam que poderia existir outros mundos assim como o planeta. Leupucito e Democrito ainda afirmavam que a alma era composta por átomos, seu argumento era que se a alma não fosse constituída por átomo o corpo não poderia agir sobre a alma e nem a alma sobre o corpo. Eles acreditavam que a alma fosse espalhada pelo corpo semelhante o alento da respiração. A morte seria a alma que se desintegrou do corpo e organismo voltando ao seu estado natural e se dispersado pelo o mundo.

As idéias principais da filosofia atomista era gerar um certo tipo de conforto para as pessoas através do conhecimento, com explicações racionais de todas as coisas, afim de perderem o temor por deuses mostrando que tudo acontecia por um sistema mecânico onde todas as coisas se originariam através de eventos naturais e que não existem Deuses para regir todo este sistema.
O principio do nascimento do Átomo foi este, gostaria de ressaltar que por mais que estas idéias transpareçam idéias insignificantes, foram atráves delas que o conhecimento racional hoje acumulado existe e que não devem ser descartadas.
Comente sobre o post!

Obrigado,
Diego Elias
Referencia:
Livro, O Univeso, Roberto Martins
Imagens:
http://www.educacional.com.br/recursos/conteudomultimidia/21/quimica/modelos/impressao/impressao.htm
http://comciencias.blogspot.com/2009/08/origem-do-atomismo-esta-na-linguistica.htm
http://dererummundi.blogspot.com/2011/01/2400-anos-de-atomismo.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário